2e09e089 37da 49ab b996 d6354d425028

Nesta semana, os alunos do 8º ano estudaram sobre Citologia, ramo da ciência que estuda as células eucariontes e procariontes. O objetivo principal da atividade, é que os alunos possam sistematizar os conteúdos que foram trabalhados em sala de aula modelando e observando partes estudadas por eles.

A utilização de novas propostas de aulas formais acompanhadas de metodologias não formais, como atividades experimentais nas aulas de ciências e biologia, foi o objetivo principal desta proposta. De acordo com os Parâmetros curriculares nacionais (PCN's), o ensino de ciências e de biologia deve proporcionar ao aluno problematização, observação, experimentação e sistematização do conhecimento. Buscando diferentes alternativas para ensinar e aprender, as atividades experimentais geralmente são usadas para  tornar o ensino mais prazeroso, aumentando o interesse dos estudantes. Segundo Dohme (2003), a aprendizagem se constrói através de um processo interno do aluno, fruto de suas próprias pesquisas e experimentações, sendo que o professor atua como o mediador.

Confira: